quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Ojja ou Aiija ...

Outra delícia da culinária tunisiana. Esse foi o prato que o maridoco preparou ontem para a maridoca. Quando comi pela primeira vez ojja achei muito estranho cozinhar ovos no molho de tomate. Mas é isso aí......os ovos são cozidos no molho de tomate e azeite. Ele fez com 6 ovos mas para duas pessoas 4 ovos são suficientes. Estávamos famintos ..... Quem gostar pode colocar um dente de alho cortadinho. Como não sou fã ele não colocou. Essa é uma ojja simples. Existem outras versões de ojja: com pimentão, com batatas, com tomate, com merguez (linguiça tunisiana), com porpeta...entre outras. O maridoco se superou.......ficou perfeita.
Ele usou:
- 8 colheres (sopa) de azeite extra-virgem tunisiano
- 6 ovos
- 5 colheres de extrato de tomate concentrado (pode ser substituído por molho de tomate caseiro)
- harissa (pimenta tunisiana em pasta)
- sal e pimenta-do-reino

O maridoco fez da seguinte maneira:
Diluíu as 4 colheres (sopa) de extrato de tomate concentrado num num copo d'água. Numa frigideira ele aqueceu o azeite extra-virgem e crescentou o extrato diluído, um pouco de harissa (gostamos bem picante), sal e pimenta-do-reino moída na hora. Misturou bem e deixou em fogo médio com a frigideira tampada para não espirrar. Depois de 15 minutos acrescentou 6 ovos e deixou no fogo até os ovos cozinharem. Na verdade são ovos fritos no molho de tomate. Ele serviu com pão pita ...... Os tunisianos acompanham os pratos com muito pão. Grande influência italiana e francesa na culinária.

10 comentários:

Lili disse...

Fabricia,
Eu conhecia uma sopa de tomate e ovos, mas era bem mais complicada. Do tipo de complicação que nada acrescenta, tanto que ´só fiz uma vez. Vou "panelar" a sua!
Qto ao livro,aquele do Homem, li parte, era da biblioteca, preciso pegar de novo.
bjs

Laurinha disse...

Adorei conhecer... sabores, aromas, culturas diferentes, é enriquecedor!!
Beijinhos,

Goreti disse...

Ei Fabrícia, o vermelho tá sempre por perto, não.A sopa, o aiiji, só o carinho dele por ti, imagino que seja outro prato que vai ficar na memória. Em relação a receita, já fiz a um tempo atrás, mas tipo, invenção minha, não tinha esses ingredientes tunisianos, na minha coloquei ervilhas, o visual fica jóia. Beijos!!!

Ps. e o Frio, como está?

Danielle disse...

que delicia!!!
é sempre bom aprender coisas novas... e que carinho dele contigo!!! bjs dani

Fabrícia disse...

Lili adorei o "panelar"...bom demais.

Laurinha também adoro conhecer novas culturas. Como você disse é enriquecedor.

Goreti não tinha prestado atenção mas o vermelho está predominando por aqui. Com ervilha deve ter ficado dez, que delícia. Quanto ao frio hoje está - 6°C + o fator vento...acho que está -12°C.

Dani muito carinhoso mesmo o maridoco. Por este motivo é sempre bom estar de voltar ....

cozinha da drica disse...

Fabrícia , amei amei seu Blog , já está nos meus favoritos!!!Hoje vou encontrar a Cris aqui em Campinas , depois te conto! Esta receita é uma delícia e diferente da que faço , que vai só um tomate...Mas vou testá-la! Bjs e obrigada pela sua visita em meu blog! Venha sempre!

Gourmandisebrasil disse...

Hum! que diferente, preciso comprar a harissa...
bjo,
Nina.

Cris disse...

Harissa!!! Hoje fiz arroz vermelho com costelinha e temperei com harissa. Vou parar de ler seu blog agora que estou chorando já, eu sou muito emotiva, beijos Fa.

Agdah disse...

Ah, menina, você tem que ir lá pro nordeste. Lá se prepara ovos de todo jeito, em tudo que é caldo e molhinho (principalmente quando sobra na panela). Deve ficar muito saboroso com harissa.

Valentina disse...

Ah, já comi.muito bom.