quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

bolinho de chuva da vovó Alice .....


Um gostinho de infância que traz de volta muitas recordações. O melhor bolinho do mundo. Fiquei do ladinho dela para aprender direitinho essa receita simples e bem caseira. Aqui o que conta na verdade é o valor sentimental. Que gostosura da vovó ......

Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) bem cheias de nata de leite
- 3 ovos
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- aproximadamente 2 copos (450g) de farinha de trigo
- óleo para fritura
- canela e açúcar refinado para empanar os bolinhos

Num recipiente colocar a nata, os ovos, o açúcar e misturar bem. Adicionar o fermento em pó e misturar. Ir adicionando a farinha aos poucos até dar o ponto. O ponto do bolinho é de uma massa mais dura. Se a massa estiver muito mole podemos adicionar mais farinha. Minha vovó vai colocando a farinha à olho, ela não usa medidas. Fui medindo com ela e deu certo com as quantidades passadas acima. Ela disse que podemos substituir a nata de leite por manteiga ou creme de leite fresco.
Numa assadeira misturar o açúcar com a canela e reservar.
Numa frigideira aquecer óleo suficiente para a fritura (a vovó usou quase 1 litro) . O óleo não pode ficar muito quente para não tostar por fora e ficar cru por dentro. Colocar a massa aos poucos dentro de um saquinho resistente e cortar a ponta do saquinho (fazer um pequeno furo). Com uma mão apertar o saquinho para que a massa saia pelo furinho e com a outra mão ir cortando a massa com a ajuda de uma tesoura. Fritar e em seguida empanar os bolinhos na mistura de canela e açúcar. Servir com chá ou café......divinos.

8 comentários:

Beatriz Belliard disse...

Estes bolinhos me trazem de volta a minha infancia, minh ame fazia sempre no lanche da tarde, eu ainda nao fiz, qualquer dia me aventurarei ! bjs e feliz 2008 !

Laurinha disse...

Nunca fiz, mas pelo que sei, a primeira virada eles fazem sozinhos, não precisa ajudar com a escumadeira...
Ai, que vontade!
Beijinhos,

Marcia disse...

Fabrícia, amei o seu blog! Esses bolinhos de chuva me lembram a infância. A avó do meu marido faz bolinhos de chuva recheados de maçã - são muito bons! Bjs

Goreti disse...

Bolinho de chuva é sucesso em qualquer lugar, não é mesmo. Aqui em casa com as cçs fazemos, as vezes, de uma forma mais divertida. Deixo a masa um pouco mais mole e coloco às colheradas, depois de frito, e passado no açúcar e canela, eles ficam com formatos variados, e a brincadeira é reconhecer no bolinho formas diversas. Já encontraram dinossauro, pato, e por aí vai. É bem legal!
Beijos!!!!

Danielle disse...

ahhaahhahaahhahahh....
EU AMO bolinho de chuva...( aqui em casa chama-se bolinho do padre...)
essa historia de ficar sem comer doce ainda vai me deixar doida!!! srrsrsr aproveite a delicia...
bjs dani

Fabrícia disse...

Oi Bia bom ter você de volta. Imagino como deve estar tristinha...a casa vazia. Quanto carinho do seu marido...lindo. Somos sortudas.
É muito bom retornar aos velhos tempos através dos sabores, aromas .....

Verdade Laurinha...esqueci de colocar este super detalhe...eles viram mesmo.

Márcia que bom que gostou do Sopa...e que delícia com maçã. A mãe do maridoco faz assim...recheado.

Goreti minha vovó Thereza faz molinho...assim como vc. Que divertido usar a imaginação das crianças..... demais.

Dani ...tá de regime garota? Resista hein ....

Cláudia disse...

Fabrícia, bolinho de chuva é tudo de bom, vc não vai acreditar, mas a Gabi, minha caçulinha pediu-me para eu fazer para ela levar na escola e foi um sucesso total. Mas não acreditei quando acabei de fritar mais de cinquenta bolinhos!
Realmente eu estava num dia muiitttooo bom!

Tenho uma teckel, fofinha e parecida com o seu. Eles podem namorar...

Valentina disse...

Amei estas fotos. A da tua avo no fogão..que bacana..e os lindos bolinhos de chuva..ai que saudades.