sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Lablabi (لَبْلابي)

O Lablabi é um prato popular da cozinha tunisiana. É a base de grão-de-bico, pão e muito cominho. Sou fãzoca desta gostosura. Claro que aprendi à fazer com o maridoco mas o meu não fica tão perfeito. Uma delícia ......
Para o preparo do lablabi usei: 250g de grão-de-bico, 1 lata de atum tunisiano, azeitonas pretas, 2 ovos cozidos, pão amanhecido (usei baguete mas pode ser qualquer pão), harissa berbère (preparada pela sogrita), cominho em pó e sal. Ficou faltando as alcaparras mas infelizmente esqueci de comprar.
Deixei de molho o grão-de-bico de um dia para o outro. No dia seguinte coloquei os grãos-de-bico numa panela com 1,5l de água e deixei cozinhar até ficarem macios. No final do cozimento acrescentei uma colher (café) de cominho na água.
Diluí a harissa em um pouco de água e reservei.
Com a ajuda das mãos fui picando o pão em pedaços pequenos e coloquei uma generosa porção em cada prato. Fui acrescentando o caldo com os grãos-de-bico e misturando até obter uma papa. Fica mais fácil de misturar com a ajuda de 2 garfos. Em seguida acrescentei por cima da papa o atum, uma pitada de sal, o ovo cozido cortadinho, azeitonas, o cominho e a harissa diluída. Como gostamos bem picante coloquei bastante harissa e muito cominho. Bom demais .......

6 comentários:

Goreti disse...

Prato interessante, só tem um detalhe, não gosto de cominho, nem de excesso de pimenta, e pelo que pude entender, a Harissa é a base de pimenta, mas nada que uma boa substituição não resolva, é claro que vai sair do típico tunisiano, mas pra imaginar o gostinho vale a pena tentar!!!!
Beijos!!!

Marcia disse...

Interessante, spicy e saboroso! Gostei. Bj

oquefazerprojantar??? disse...

é a primeira vez que aqui estou e deparo-me logo com uma receita tão interessante.
Vou experimentar! Obrigado

Valentina disse...

Que deliícia de prato!! Absolutametne amei.

Cris disse...

Muito interessante, geralmente não consigo criar muitos pratos com grão-de-bico, hum, Fabricia, minha maior descoberta com você foi a harissa, amamos, a da sua sogrinha está sendo muito bem usada aqui, ontem entrou numa carninha para comida mexicana, ficou perfeita! Muito obrigada por nos apresentar esta cozinha tão saborosa! :-)

Isabel (pipoka) disse...

Sou fã de comida do médio-oriente e esta receita deixou-me literalmente com água na boca.