quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

sopa de couve-flor com fubá .......

Um prato de sopa quente, s'il vous plaît...... Terça eu estava assim, querendo desesperadamente um prato de sopa para meu jantar. O clima por aqui está de trincar os ossos e nada como uma bela sopa para recarregar os ânimos. A Tia Má havia comentado comigo sobre uma sopa de couve-flor com fubá. Fiquei encantada quando ela me disse pois tenho verdadeira paixão por couve-flor. Ficamos batendo o maior papo e acabei me esquecendo de pegar a receita. Mas não por isso ..... resolvi fazer sem receita mesmo. Ficou supinpa. O maridoco que nem é fã de sopa comeu duas pratadas. Adorou, fez mil elogios, disse que sopa assim ele comeria todos os dias. Tá bom ....veremos !!!! Ela fica bem grossinha ...... Uma das melhores sopas que já fiz.........

Cozinhei uma couve-flor e 1 batata média descascada e cortada em cubinhos em 1,5 l de caldo de legumes. Como não tinha caldo caseiro acabei usando o não muito desejável caldo em cubo. Coloquei 2 caldos em cubo sabor legumes. Deixei cozinhar até a couve-flor e a batata ficarem macias. Esperei esfriar e bati no liquidificador. Voltei tudo para o fogo, acrescentei 250ml de leite, 3 colheres de creme de leite, cominho em pó, páprika picante em pó e coentro fresco. Mexi bem e acrescentei 2 colheres de fubá. Fiquei mexendo para não formar pelotinhas. Deixei a sopa cozinhar por uns 15 minutos em fogo médio. Acrescentei pasta caseira preparada pela prima do maridoco que cozinhou em 5 minutinhos. No início deste mês ela me mandou mais de 3 kg de pasta caseira através da minha cunhada que esteve na Tunísia. Comentei que adorei a pasta caseira e pronto ..... ela mandou mais. Que delícia...... Acompanhamos a sopa com pão pita torradinho no forno: é só cortar o pão pita em quatro, levar ao forno e deixar até ficar bem crocante. Salpicamos mais queijo et voilà...... Bon appétit !

12 comentários:

Filipa disse...

Fabrícia claro que pode adicionar o meu link aqui no seu cantinho, ficarei muito contente :-) O seu link já está lá no meu blog.
Adorei esta sopa, tem um aspecto tão cremoso. Está linda!
Beijocas

Marcia disse...

Fa, essa sopa está divina! Manda um pratinho p/ mim? Bjs

Nani disse...

Nossa que diferente! Vai já para minha lista de receita, só não faço por estes dias devido ao calor intenso!
Adorei! Beijos

Isabel (pipoka) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabel (pipoka) disse...

Fabrícia,

Eu adoro sopa, esta vou copiar!

bjs

Goreti disse...

nossa essa sopa, nesse frioooooo que vc ta passando deve te caído muito bem , não tenho a mínima dúvida que tenha ficado deliciosa. Agora, vi o recadinho da Filipa e queria te pedir desculpas, pois linkei o teu blog sem sua permissão, visitei , gostei e linkei...Um beijo!!! E Essa travessa, frigideira, panela, sei lá... que linda ficou com a sopa....

Fabrícia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Betechef disse...

Olá Fabrícia!
Que receitinha ótima e nutritiva.
Vou tomar nota,claro. Aqui em casa meu marido adora uma sopinha que leva couve rasgada com fufá, também é deliciosa. Vou cilocar seu link lá no blog.
Bjs!

Adriana disse...

Achei alguma coisa que consigo fazer...é que receitas para mim são mistérios

Fabrícia disse...

Filipa ...adicionei...obaaaaaa.

Márcia .... faremos ao contrário, vc vêm comer aqui. O que acha?

Nani diferente e deliciosa.....imagino o calor escaldante que está por aí. E eu aqui nos meus - 16°C.....aiaiai.

Pipoka tb sou fãzoca de sopa....bom demais!

Goreti....não precisava pedir permissão...tb coloquei o seu por aqui. Não imagina minha felicidade quando vi o link por lá....
Esse prato é para servir papinha de bebê. É de quando eu era um lindo bebê. Você coloca água quente em baixo através daquela falsa alça e ele conserva a papinha quentinha. Minha avó guardou por todos esses anos e em janeiro me deu para que eu guardasse como recordação. E que bela lembrança ......

Fabrícia disse...

Bete....fiquei querendo a receita da couve rasgada. Manda para mim pois deve ser maravilhosa....

Adriana...que isso seu blog é recheado de coisas deliciosas.

Cris disse...

Ah que delícia!!! Sabe que o clima aqui hoje está para sopa, está friozinho, chovendo e tem uma couve-flor na geladeira, hehe. O marido teve uma cólica de rim ontem a noite, vai cair bem né! Merci!!!