sábado, 1 de março de 2008

bkhour .....

O bkhour é um incenso que adoro........ Senti o delicioso aroma pela primeira vez na Tunísia. Estava numa festa de casamento e na frente da noiva uma senhora segurava um lindo e enorme recipiente de barro em forma de peixe, todo pintado à mão e de lá saía a fumaça aromática. Era pois bem o delicioso bkhour tunisiano...... Essa prática de carregar o incenso na frente na noiva é para tirar o mau-olhado, energias negativas que ali estão presentes. É bem comum nos casamentos tradicionais........que por sinal são lindíssimos e duram nada mais nada menos que sete dias...... imaginem só..... 1 semana de festa....... Todos os pratos são preparados artesanalmente pela família dos noivos ........... Um luxo só ...... Aqui em casa adoro ascender o bkhour após os jantares para aromatizar o ambiente ....... esse daí veio diretamente da Tunísia.....

4 comentários:

Ana Canuto disse...

Pela foto até pensei que fosse algum tipo de granola.
Nossa, vc está nos dando muitas aulas. Da Tunísia ao Canadá com Fabrícia !!! Que tal ??

Bom domingo para vocês...Vai ter nhoque aqui hoje hein ??!!!

Agdah disse...

Na Bahia, creio que pela influência africana, costumamos usar muito os cristais de incenso pelas mesmas razões e com o mesmo propósito. O que é que se usa para queimar o incenso ou mantê-lo aquecido nesse aparato?

Cris disse...

É verdade, estamos aprendendo muito com você! Sabe que antes a Tunísia era apenas um nome, hoje já tem um significado para mim!

Cláudia disse...

Também estou adorando as novidades. Este aroma deve ser muito significativo para os noivos, depois de casados podem relembrar a felicidade do dia pelo aroma! Muito romântico e lindo!


bjs