terça-feira, 10 de junho de 2008

hortelã .....

O aroma e o sabor do hortelã é sempre muito apreciado. Atualmente podemos encontrar mais de 1.000 variedades com aromas e sabores surpreendentes. Por aqui, o cultivo começa na metade do mês de maio e é aconselhável comprar a mudinha. O hortelã verde (menthe verte) e o hortelã pimenta (menthe poivrée) são facilmente cultivadas em varandas (foto). Podemos plantá-los em grandes vasos ou jardineiras, adoram sol e podem atingir 60 cm de altura. As variedades mais exóticas, como o hortelã abacaxi, hortelã banana, hortelã chocolate recomenda-se adicionar sempre no final do cozimento para não perderem seu delicado sabor. Quando chegar o frio, neve e vento, podemos colocar os vasos dentro de casa, sempre na frente de uma janela ou usar uma luz artificial ... sem esperar por verdadeiros milagres. As folhas mais novas são as mais saborosas.... Eu particularmente adoro hortelã....gosto de bater as folhas com água e gelo....ajuda à refrescar e aguentar o calor que está fazendo por aqui.....
fonte: Ricardo Larrivée, revista "Ricardo", edição especial do mês de maio.

4 comentários:

Elvira disse...

O meu quintal está coberto de hortelã e de erva-cidreira. Dá um cheirinho tão bom ao ar, quando está calor como neste momento...! Maravilhoso. :-)

Beijos.

Unknown disse...

Adoro fazer suco de hortelã e erva cidreira!!! Me lembram minha infância, a minha vozinha que já se foi. Essas memórias me fazem sentir perto dela. Bjo e boa quarta, Lari =)

Cláudia disse...

Eu adoro ervas no quintal. Preciso plantar erva-cidreira, realmente solta um cheirinho muito bom no ar!

A sua hortelã roxa está linda. Não conheço por aqui.

bjs

nutricionista.patriciamagurno disse...

Oie... Sempre te visito. Adoro o seu blog. E as fosto são imagens sublimes. Por isso gostaria de saber qual é a máquina super poderosa que transforma tudo isso em beleza pura. Abraço

http://rascunhosdapaixao.blogspot.com