terça-feira, 1 de julho de 2008

chou chinois, Bok choy, Pak choi ....

Por aqui este delicioso legume é conhecido como repolho chinês (chou chinois), Bok choy, ou ainda Pak choi. Minha fazendeira de família os chama de Joi Choi ..... Em inglês é conhecido como chinese cobbage ou Bok choy.
O Pak choi se parace muito com o salsão e com a bette à cardes. Seu talo é suculento, crocantes e tem um sabor doce. As folhas são cheias de nervuras. Quando comprar Pak choi procure por um legume com um talo compacto, firme e fresco. As folhas são firmes mas podem ser molinhas também.
O Pak choi pode ser conservado durante alguns dias na geladeira, dentro de um saco com furinhos, na gaveta de legumes. Pode ser consumido cru, cozido ou marinado. Uma das maneiras de preparar o Pak choi é cortar grosseiramente o talo e cozinhar no vapor por alguns minutos. As folhas devem ser acrescentadas no final do cozimento. O talo pode substituir o salsão e as folhas o espinafre. Fica delicioso em sautés de legumes.
O Pak choi é uma excelente fonte de potássio e vitamina A. Também é uma boa fonte de vitamina C e ácido fólico, além de conter vitamina B6, cálcio e ferro.
Estamos em plena estação de Pak choi na província do Quebec. Esta é a segunda semana da nossa cesta orgânica, e a segunda vez que recebo Pak choi. É a primeira vez que provo este legume e aprovo. É bom demais, a família toda adorou ......
Preparei meu Pak choi orgânico da seguinte maneira: separei o talo das folhas e cortei tudo grosseiramente. Na verdade quem cortou foi a cunhadoca Paula. Numa wok, refoguei o talo no azeite. Acrescentei um pouco de água e um pouco de molho shoyu. Deixei cozinhar até ficar macio. No final do cozimento acrescentei as folhas e salguei. Acompanhamos o Pak choi com churrasco preparado carinhosamente pelo meu querido irmão. Delicioso ..... muitas receitas à serem colocadas em prática com o Pak choi.
As informações sobre o chou chinois (Pak choi) foram retiradas do livro "Cuisiner les légumes oubliés du Québec", da querida Anne Samson. Ganhei o livro de presente da cunhadoca e em breve contarei os detalhes .....

10 comentários:

Filipa disse...

Não conhecia esse legume mas achei bem engraçado e fiquei curiosa em relação ao mesmo...

beijinhos

historias na cozinha disse...

Querida vc é uma aula de cultura e culinária para mim....beijocas procê....Célia.

Nela disse...

Também não conheço esse legume,o que é natural,mas se calhar até cá temos algum que é parecido.Fá então está curtindo a família?beijito boa semana e continui a divertir-se.

Gourmandisebrasil disse...

Hum! Normalmente faço refogado em óleo e alho ou assado com azeite e alho.
bjo,
Nina.

laila radice disse...

já vi mas provar q é bom...nadica!! bjos

Marina disse...

Fá, olha que coisa engraçada... quando vi a primeira foto, a primeira sensação que tive era de que o caule era um vaso! Só depois vendo com calma é que reparei o meu "erro"!!!! rssss E eu tinha achado o vaso tão legal e diferente!Poxa.. rssss

beijocas

Isabel Salvador disse...

cucu fabricia,já tens par para o intercâmbio culinário???

adorava ser o teu par...jinhos

Tina Perrone disse...

Adoooro Pak choi! Aqui em Porto Alegre a gente chama de chinesinha! Eu amo comer cru mesmo! O talo tem muiiita água!

Unknown disse...

Morei no japão 23 anos me acostumei, com a culinária, oriental, sinto muita falta, gostaria de conseguir sementes desta planta, para cultivo próprio,pois moro no mato grosso e ninguém, conhece esta planta por aqui,uma pena pois ela e muito saborosa e faz muito bem para quem esta de regime! se alguém souber como faço para conseguir sementes meu e-mail; linhokazono@msn.com


Unknown disse...

Como morei muitos anos no japão, me acostumei com a culinária,sinto falta de certas verduras,demorei para encontrar o bok choy ou pak choi,como moro no mato grosso, por aqui ninguém à conhece,gostaria de receber cementes ou nudas para consumo próprio,para ter em minha horta,pois é uma verdura se bom sabor bem temperada!