quinta-feira, 7 de agosto de 2008

sopa de vagem amarela com ervilha torta ....

Para finalizar com a quantidade absurda de vagens amarelas e de ervilhas tortas que recebi na cesta orgânica resolvi fazer uma sopinha. Imaginem que estou preparando sopa em pleno verão ...... sim sopa em pleno verão. Se soubessem como o verão anda xoxo e chuvoso por essas bandas de cá ... está mais com cara de outono. Assim preparei uma sopinha bem quentinha para combinar com os 18°C de estação.

sopa de vagens amarelas e ervilhas tortas

Lavei e limpei as ervilhas tortas e as vagens amarelas. Usei um bom punhado de cada.

Como o maridoco gosta de carne na sopa resolvi colocar carne de porco em cubinhos temperada apenas com sal e pimenta-do-reino. Usei umas 200 g....bem pouquinho, só para dar um gostinho.

Numa panela de fundo grosso refoguei 1/4 de cebola numa colher de manteiga. Coloquei a carne de porco e deixei dar uma douradinha. Em seguida, acrescentei as vagens amarelas e as ervilhas tortas. Acrescentei água, folha de louro e deixei cozinhar até as vagens e ervilhas tortas ficarem macias. Deixei esfriar, separei a carne e bati as vagens e as ervilhas tortas com um pouco do caldo no liquidificador. O restante do caldo reservei. Voltei os legumes batidos para a panela e acrescentei mais um pouco do caldo. O caldo que sobrou congelei para outras receitocas. Deixei a sopa numa consistência mais grossinha. Coloquei a carne, 1 pitada de cominho em pó, páprika picante, cebolinha fresca, sal e pimenta-do-reino. Voltei a panela ao fogo e deixei cozinhar durante 20 minutinhos no fogo baixo. Na hora de servir polvilhei parmesão ralado. Acompanhamos com fatias de pão torradinhas no forno com azeite e ervas.

10 comentários:

Mari Rezende disse...

Fabrícia, adoro sopinhas assim... Simples, saborosas... Perfeitas para um jantar nos dias frios!
Beijinhos

Adriana disse...

Imagine que coisa\divina que farei este fim de semana?Acertou! esta sopinha!

Anônimo disse...

Só fazendo um tour por aqui. Puxa, muita coisa postada e com a qualidade das fotos cada vez maior ! Aquela das ervilhas está um espetáculo.
Agora, pelo visto a fome no mundo será resolvida com o estoque
que vocês tem de vagem amarela... e de ervilha torta !
Abs.

leila disse...

Amo seu blog! acho q ja t falei isso. suas fotos sao colirios p meus olhos, e sua comidas acalento ao meu estomago. bjus

Cris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cris disse...

Aqui também está chuvoso e frio hoje... e suas sopinhas são sempre muito apetitosas, adoro. Beijos! O L. está pedindo novamente o feijão branco doce...

ameixa seca disse...

Aqui também parece Outono em pleno Verão... umas sopas são bem vindas :) Só não gosto muito do sabor de carne na sopa.
Bom fim de semana

Simone Izumi disse...

18oC para mim não é verão!!rsss...gosto de calor de esturricar e já morro de frio no inverno de sp!!!
eu ía viver de polainas (rsss...lembra-se de flashdance??) se morasse aí!
adorei a sopa, nunca pensei em fazer com vagens!!!
bitocasss

Odete disse...

Pois eh amiga, por aqui o verao tambem nao esta la essas coisas e as noites estao bem frescas. Ideia otima essa de sopa, aqui em casa gostamos muito.
beijos e bom Domingo

edinha disse...

Bela sopinha.
Beijinho