domingo, 7 de setembro de 2008

"Dancing Charlotte" ......

Nem tudo são flores na minha cozinha ..... ás vezes dá certo, ás vezes conserto, ás vezes estrago tudo. No caso da Charlotte acho que consertei o que quase foi um completo desastre ..... Mas vamos começar a saga dessa Charlotte desde o início.
A Diva Simone, do delicioso blog Chocolatria, foi a consultora oficial para o bolo e cupcakes do meu aniversário. Sim, sim ... já disse isso aqui mas tenho que repetir. Quase deixei a Si louca com minhas indecisões e ela sempre foi muito paciente e me deu o maior apoio. Foi a primeira Charlotte que fiz na minha vida. Achei (e continuo achando) que para fazer Charlotte precisa de uma forma especial. Essa forma existe mas quando vi o precinho da garota preferi deixá-la na loja .... além de ser muito pequena.
Fazendo minhas pesquisas pela internet sobre Charlottes acabei encontrando o lindo blog "Baunilha e Caramelo". Nesse delicioso cantinho me deparei com uma bela e formosa Charlotte. A Charlotte perfeita para meu aniversário. Na semana da festa escrevi para a Si para mostrar a Charlotte e também para tirar umas dúvidas. A idéia inicial era fazer um bolo de chocolate, recheado com mousse de framboesa e decorado com ganache de chocolate. Depois mudei para cupcakes até chegar na Charlotte. A Si adorou a idéia da Charlotte ..... na mesma hora que li o e-mail da Si me veio o refrão de uma música do ABBA na cabeça .... "you can dance" .... Sim ... "Dancing Queen" é a música perfeita para esta receita e para o concurso da Si. Comprei framboesas orgânicas e frescas no Marché Jean-Talon e na sexta de manhã coloquei a idéia em prática.

A dica do blog para montar a Charlotte era a seguinte: usar uma base rasa e colocar o aro de uma forma de fundo removível para montar a lateral. Usei uma boleira e coloquei o aro que ficou perfeito para o tamanho da boleira. Comprei os biscoitos champagne, cortei como dizia a receita, forrei a base e as laterais na minha forma de Charlotte improvisada.

Fiz a ganache de chocolate, receita da fofa da Si e coloquei por cima dos biscoitos. Levei à geladeira para ficar mais firme e receber a mousse de framboesa. Para fazer a mousse decidi seguir a receita indicada no blog onde encontrei a bela Charlotte. Fiz a receita em dobro e também coloquei mais framboesas.

E foi então que tudo aconteceu..... quando coloquei a mousse por cima da ganache de chocolate começou a sair mousse de framboesa por baixo do aro. Vazava mousse por todos os lados ..... ri, chorei, gritei ... ainda bem que estava sozinha .... escutando ABBA ..... Pensei comigo, se é que pensava ainda .... a mousse estava muito líquida...como não pensei nisso antes.... aiaiiaa. Decidi então manter a calma e fazer algo para salvar a Charlotte ..... pobre Charlotte ...... Coloquei guardanapos em volta da base, abri um espaço no freezer e coloquei a Charlotte lá dentro. Enquanto isso limpei a cozinha....mousse no chão, no balcão, na roupa, no cabelo ..... um desastre. Após 20 minutos abri o freezer, quase de olhos fechados e morrendo de medo. Não acredito ..... a Charlotte estava salva ..... nem acreditei. Retirei a Charlotte do freezer e levei à geladeira ..... ufaaaaaaa, que sufoco. Retirei os guardanapos que foram os "salvadores de mousse que escorre" e levei a Charlotte à geladeira. No dia seguinte, quando retirei o aro, me dei conta de que a mousse vazou pelos biscoitos e acabou formando uma camada de mousse por cima dos biscoitos. Fácil de resolver ..... a salvação foi que a fita que comprei para decorar a Charlotte, uma fita bem larga que disfarçou um pouco o acontecido. Na última foto dá para espiar o quase desastre .....

Mas foi assim que a Charlotte que quase não virou Charlotte alegrou e adoçou a festa. E também que a música do ABBA "Dancing Queen " deu asas à Charlotte e ao delicioso concurso Comida & Música da Diva Si.
O resultado final: ...... o sabor meio amargo da ganache de chocolate combinou perfeitamente com o sabor leve e suave da mousse de framboesas. O único porém foi que ficou difícil para cortar a Charlotte. Por algum motivo os biscoitos do fundo da Charlotte ficaram duros .... foi só desprezar os biscoitos do fundo e comer o resto. Podia ter colocado uma génoise entre a ganache e a mousse mas como não sou fã de massa de bolos preferi algo assim: ganache e mousse simplesmente. Deu trabalho....sim, muito .... mas fiquei feliz com o resultado...pelo menos agradou a aniversariante. Si muito obrigada pelo carinho....o post é para ti.....

Charlotte de ganache de chocolate com mousse de framboesa

- biscoitos champagne
- ganache de chocolate
- mousse de framboesa
- frutas vermelhas para decorar

Escolha um prato ou uma boleira rasa para montar a Charlotte. Coloque um aro de uma forma de fundo removível em cima do prato. Forre o fundo a as laterias da Charlotte com o biscoito champagne. Os biscoito da lateral devem ficar da mesma altura do aro....é só cortar e colocar a parte cortada para baixo. Coloque a ganache fria por cima dos biscoitos. Leve à geladeira até a ganache ficar firme. Coloque a mousse de framboesas por cima da ganache de chocolate. Importante: deixar a mousse na geladeira até ficar firme antes de colocar por cima da ganache.... assim evitamos desastres....eheheh. Enfeitei a Charlotte com framboesas, amoras, groselha e mirtilo.
A ganache:
Essa é a receita de ganache de chocolate da Si . Transcrevo aqui suas palavras:

"A consistência de ganache que mais gosto é a seguinte: 500 grs de chocolate blend (vc pode misturar metade ao leite e metade meio amargo, por ex), 300 ml de creme de leite (uso sempre o de caixinha) e 2 colheres de conhaque. Ele fica um escuro poderoso e de imediato é bem fluído...mas passando um tempinho na geladeira, ele já fica mais firminho." (Simone Izumi).

Derreter o chocolate em banho-maria e incorporar o creme de leite. Em seguida o conhaque. Como não tinha conhaque em casa coloquei 1 colher (sopa) de cachaça.

A mousse de framboesas:
Dei uma leve adaptada na receita. Receita original da mousse de framboesas aqui.
- 200 ml de purê de framboesa (bati as framboesas no liquidificador)
- 6 colheres (sopa) de açúcar mascavo ... as framboesas já estavam bem docinhas
- 1 colher (sopa) de sumo de limão
- 2 colheres de sopa de água
- 20 g de gelatina vermelha sem sabor
- 250 ml de natas

Hidratar a gelatina na água fria. Numa panela, colocar o purê de framboesa, o sumo de limão e o açúcar. Deixar ferver. O açúcar deve se dissolver por completo. Retirar a mistura do fogo e adicionar a gelatina hidratada. Mexer bem até a gelatina se dissolver por completo. Deixar esfriar. Na batedeira, bater o creme de leite até ele ficar bem firme. Adicionar o creme à mistura de framboesas e incorporar delicadamente até ficar homogêneo. Leve à geladeira para ficar firme antes de montar a Charlotte.

29 comentários:

Anônimo disse...

Fabrícia lendo o post do dia lembrei-me de uma frase: "...tudo que se faz com amor é grande"

E vc faz as coisas com tanto carinho, só podemos agradecer por dividir as maravilhas culinárias com as pessoas que passam por esse lindo blog!

Uma beijoca

Clau

Marina disse...

Fá querida, ainda estou viajando, por isso a ausência nos comentários!Mas hoje, com um tempinho pra entrar na net, aproveitei pra passar aqui! Comi uma torta hoje deliciosa e me lembrei de vc, veja só! Engraçado né! Coisas que a internet faz com a gente... A torta estava linda e boa e pensei que assim devem ser as delícias que saem da sua cozinha!
Chego aqui e tem essa torta linda no post! rssss
Um beijo grande pra vc!

Rose Oliveira disse...

Adoro charlotte, Fabricia. E feita com tanto carinho com certeza ficou uma maravilha, porque o amor é nossa melhor tempero!
Beijos.

Nina disse...

Bom humor é tudo nesta vida!

Ficou linda a sua charlotte! Como você!
Parabéns!

(ai, que vontade de comer berries..)

http://meninadecachos.blogspot.com/

Eli disse...

Essas coisas as vezes acontece e se não tivesse contado eu nem imaginaria pois ficou lindissima!

Filipa disse...

Fabrícia, às vezes esses pequenos acidentes acontecem mas ainda bem que tudo correu da melhor forma. A charlotte ficou linda e devia estar deliciosa também.
Adorei a escolha da música, faz-me lembrar o filme Mamma Mia que estreou recentemente.

beijinhos

Simone Izumi disse...

rssssssssssssssssssss.............
Fá, lendo a sua saga na produção da charlotte, fiquei com uma vontade louca de prová-la....mas nenhuma vontade de fazê-la!!!!ahahhahahah....que trabalhosa e temperamental!!!!!!!!!!!!!
Mas fique sabendo que essas sobremesas que saem aos trancos e barrancos são as melhores e memoráveis!!!Se você não comentasse, diria que é a mais perfeita das charlottes e embalada ao som de Abba então....J'adore ABBA!!!!!!!!!!!!!
Obrigadísssima pela linda participação!!!!!!!Eu a adorei!!!!!
Bitocas

Agdah disse...

Quando uso as formas desmontáveis, ou o aro combinado com outras bases, eu sempre reforço o fundo todo com papel alumínio para evitar que vase.

Roberta Rodrigues disse...

Isso não acontece somente na sua cozinha...aconteceu comigo tbm...com mousse de morango...ops...a 1ª vista uma calamidade, mas na 1ª mordida uma felicidade...Ficou um arraso...Fá sabe o que me mata é ver essas delícias e não termos os ingredientes para fazê-las, por exemplo essas groselhas, acho que são groselhas...nem sempre gosto de substituições...tem certas receitas que quero no original...por exemplo essa Dancing Charlote, sem o desastre , claro!!

Beijos!!!

Mari Mello disse...

que lindo seu blog!!!!!
adorei!
bjos
mari

Danielle disse...

nossa fabricia...que saga essa da charlotte... mas mesmo assim parece deliciosa!!!
bjkas dani

Gracy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gracy disse...

Nossa que delicia, se vc nao tivesse falado nem iria desconfiar do sufoco que vc passou...,mas concerteza foi o maior sucesso..

abraço

Fernanda Ayer Bernardo disse...

Fá...está lindo de morrer...nunca fiz Charlotte, não sou chegada em bolacha champagne, mas um dia eu tento.
Beijos

ameixa seca disse...

Salva pelos guardanapos :) Mas ficou mais bonita do que a do blogue onde viste!
Parabéns ;)

Laurinha disse...

Se não contasse, não saberia que sobraram bruxas soltas... :DDD

Ficou lindíssima! O colorido das berries decorando, e imaginando o mousse com o ganache... menina, deve ter ficado demais!

Beijinhos

Cris disse...

O resultado foi lindo, lindo... Bjs!

Isabel (pipoka) disse...

E a charlotte esteve mesmo quase a dançar...mas felizmente vc deu a volta e salvou a pobrezinha.

bjs

Andreia disse...

Oi Fabrícia

Estou a sentir um pouco culpada pela "aventura" da charlotte ... Já fiz a minha 2 vezes e não escorreu... Suponho que o problema deve ter sido ou na gelatina utilizada ou as natas que não ficaram suficientemente batidas ...

Quanto aos palitos que colocou no fundo ,pode corta-los aos cubinhos para ser mais facil de cortar a fatia, e borrifa-los com leite ou uma bebida alcoolica ao seu gosto.

Não posso é deixar de dizer que a sua Charlotte ficou lindissima! E que ao olhar para ela nunca imaginaria o que aconteceu.

Bjos

Goreti disse...

Fa , esse comentário com codinome ROBERTA é meu...não vi que tava no login dela.

Beijos!!!

Vera disse...

Puro luxo!!!!

Juliana Sato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliana Sato disse...

Oi Fabrícia!!!
Seu blog é lindo:) Adorei as receitas. Já fiz algumas aqui em casa. Só que eu tô começando a cozinhar, então tenho uma pergunta meio idiota sobre a charlote. Vc molha os biscoitos antes de montá-la?!?

Um beijinho,
Ju

Fabrícia disse...

Juli como foi minha primeira Charlotte não sabia que devia molhar os biscoitos do fundo....a Andreia, do blog de onde peguei a receita da mousse de framboesa e a idéia da Charlotte disse que podemos molhar com leite ou com alguma bebida. Você tem blog?
Bjs e espero ter ajudado.

Juliana Sato disse...

Ajudou muito Fabrícia, obrigada!!! Meu marido adora framboesas e amoras... Vou fazer para ele. :)
Não tenho blog. Na verdade, eu estou aprendendo ainda a cozinhar... Quem sabe no futuro...:)
Bjos
Ju

Valentina disse...

Fabrícia, o que é uma boleira? menina, que aventura. Estou amando ver esta troca entre voce e a simone.É tao bacana termo este intercâmbio,nao é ?! E sendo virtual ainda é mais especial.Lendo o teu post, e como a idéia da música veio à cabeça, fiquei pensando em como adoro ver a mente das pessoas trabalhando nestes desafios da vida. muito bacana. bjocas

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Fabrícia, que maravilha esta charlotte!!!!!! E com certeza deliciosa!!!!!
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

Beatriz Belliard disse...

Que lindo !!! beijinhos

Lusitana Paixão disse...

Boa noite!...
Passei pelo teu blog e achei fantástico.
Muitos parabéns pela variedade e histórias, já para não falar do dicionário PT-FR.
Adorei esta receita. Boa Sorte...