terça-feira, 2 de dezembro de 2008

massa tunisiana .....

Preparar uma massa "à la tunisienne" não tem segredo, é mais simples do que se imagina. A Tunísia também sofreu muita influência italiana na sua culinária e grande parte dos pratos são servidos no molho de tomate. A diferença da massa tunisiana é que acrescentamos grão-de-bico no molho e também não podem faltar os pedaços de carne. Se for convidado para comer uma massa tunisiana na casa de um tunisiano com certeza irão colocar o maior e melhor pedaço de carne no seu prato. Eles realmente sabem fazer as honras da casa. E vamos à massa tunisiana .....

Para preparar é bem simples e vamos precisar de: carne (coxão mole cortado em pedaços grandes), cebola, grão-de-bico (deixar de molho de um dia para outro), massa (caseira ou industrializada - talharim, linguini ...), molho de tomate, harissa (ou outra pimenta), tabel (opcional), sal e pimenta-do-reino. A medida dos ingredientes depende da quantidade de fregueses. Prepare o molho de tomate de sua preferência. Pode ser natural, pomodoro pelado, pronto, semi-pronto .... o importante é que esteja à seu gosto. Se usar molho de tomate natural prepare sem tempero, somente com sal. Se usar o pomodoro pelado, bata no liquidificador e reserve. Quando estou sem tempo uso o pomodoro pelado (2 latas grandes). Tempere os pedaços de carne somente com sal e pimenta do reino. Costumo comprar 1 pedaço bem grande de carne para cada um. Se a carne tiver osso fica melhor ainda. Refogue a carne juntamente com 1 colher (sopa) de cebola picadinha em 2 colheres (sopa) de azeite. Depois de bem refogada, acrescente seu molho de tomate. O molho deve cobrir toda a carne. Acrescente o grão-de-bico (para 4 pedaços grandes de carne coloco mais ou menos 200 g de grão de bico). Coloque 1 folha de louro, sal e pimenta-do-reino à gosto e o toque tunisiano: harissa e tabel. A quantidade de harissa e tabel também fica à gosto da clientela......aqui em casa gostamos bem picante então coloco bastante pimenta. Deixe o molho no fogo médio durante os primeiros 15 minutos e depois abaixe o fogo. Panela tampada .... Quando a carne estiver macia, quase desmanchando, desligue o fogo. O molho deve ficar bem grossinho. Leva aproximadamente 30 à 40 minutos. Mexa de vez em quando.... Prepare a massa de sua preferência, regue o molho não esquecendo o pedaço de carne e sirva tudo bem quentinho com um bom pedaço de emmental. Para beber costumamos servir diabolo menthe.

10 comentários:

Marcia disse...

Hum Fabricia
Este molho está muito apetitoso. Vamos experimentar logo.
Bj

laila radice disse...

Fabricia querida... a cada dia vc só faz confirmar que os tunisianos sabem comer bem!

q molho maravilhoso!

bjs

Filipa disse...

Eu ia adorar se pudesse comer um prato de massa desses. O aspecto é óptimo e o sabor deve ser incrível. Por aqui também gostamos assim mais para o picante :)

beijinhos

Laurinha disse...

Massa é sempre bem-vinda..... fiquei com vontade de experimentar, só um tantinho...

Beijinhos

ameixa seca disse...

Esses temperos todos deixam-me à toa... desconhecidos e impossível encontrar aqui onde eu vivo. A massa ficou com óptima cara... adoro grão de bico :)

Goreti disse...

Fá deu pra ver a fumacinha!

Beijos!!!

Valeria disse...

Fabricia Realmente tentador!!
Que delícia!!
Adorei
Bjs

Ana Paula disse...

Não entendi direito... :p

O grão de bico se desmancha no molho???

Fabrícia disse...

Oi Ana Paula,
Não consegui responder no seu blog .... o grão de bico não desmancha não. Na Tunsia é muito comum colocar o grão de bico nos molhos .... fica inteirinho e bem macio.
Bjs.

carladuc disse...

Oi Fabrícia,

Nossa esse molho é muito interessante. Cheguei aqui pelo post do aniversário do seu marido. Parabéns!

Achei esse molho diferente. Curioso grão-de-bico com macarrão. Além dos temperos como o harissa e tabel. Deve ser muito gostoso.

Estou agora lendo város textos aqui e aprendendo várias coisas novas sobre a culinária tunisiana. Nomes de temperos e massas que nunca tinha ouvido falar. Estou adorando.

Abraço,