sexta-feira, 7 de agosto de 2009

tarte tatin ....

Não é novidade por aqui que o maridoco é louco por torta de maçã. Ultimamente a torta eleita aqui em casa é a tarte tatin. Tem quase toda semana ...... Estamos no início da temporada de maçãs do Quebec ... então uso e abuso. A torta é fácil, saborosa e acompanha muito bem sorvete de baunilha. Existem muitas variaçãoes para a receita .... mudei, experimentei, adaptei ... até chegar na receitoca abaixo. A lenda é a seguinte: um erro deu origem à tarte tatin .... as irmãs Tatin colocaram a torta no forno mas se esqueceram da massa. Foi então que colocaram a massa por cima e voilà .... As maçãs ficam caramelizadas e a massa pode ser do comércio mesmo ..... uso massa folhada .... Acabo de tirar uma bem quentinha da fornalha .... que aroma.

tarte tatin
- 60g de manteiga
- 70 g de açúcar mascavo
- 3 maçãs grandes de sua preferência (se forem pequenas aumente a quantidade)

- massa folhada do comércio (uso sempre 195 g de massa para uma forma de 23 cm)

a massa: abra a massa numa superfície enfarinhada e reserve. Massa suficiente para uma forma de 23 cm ou uma frigideira de mesmo tamanho.

Descasque as maçãs, corte-as ao meio, retire as sementes e corte em fatias (no sentido do comprimento). Fatias mais grossas de preferência. Numa frigideira de fundo grosso, que possa ir ao forno, derreta a manteiga. Em seguida, adicione o açúcar e deixe formar um caramelo. Por cima do caramelo, disponha as maçãs, arrumando uma fatia ao lado da outra. O fundo da frigideira deve ficar forradinho de maçãs. Deixe no fogo médio durante 10 à 12 minutinhos. As maçãs ficam com uma cor linda .... douradinhas. Uso uma frigideira de 23 cm. O ideal é levar a própria frigideira ao forno. Na falta de uma frigideira que vá ao forno, passe as maçãs com a ajuda de um garfo, assim como o caramelo para uma forma de mesmo tamanho.

Pré-aqueça o forno à 190°C. Cubra as maçãs com a massa folhada, dobrando o excedente de massa para o interior da frigideira. Leve ao forno e deixe assar durante aproximadamente 20 minutinhos... Atenção: cada forno com sua personalidade !!!! Retire do forno, deixe descansar 10 minutinhos e vire a tarte num prato. Não deixe fica completamente fria para desenformar .... pode grudar. Caso isso aconteça aqueça um pouco a tarte antes de desenformar. Sirva morna com sorvete de baunilha ou creme de leite.

4 comentários:

Roberta disse...

ola vou ai fazer um lanchinho posso?
ki delicia fa hummmm .bela foto .
bjim

Gina disse...

Essa já arquivei e pretendo fazer, com certeza.
Bjs.

Isabela Tibo disse...

Adorei a receita! Bjo

Simone Izumi disse...

ahaaaannnn...entao é essa a super torta do mohamed??
quero fazeeeerrrr....
bisous,dear
si