domingo, 10 de janeiro de 2010

canela em pau + grão de mostarda + semente de erva-doce = delicioso chá ....

Minha irmã e meu cunhado vieram conhecer a sobrinha linda e aproveitaram para passar as festas de final de ano conosco. Meus pais também vieram .... muito especial ter a família aqui pertinho, dando aquele apoio, nos acalentando ..... principalmente quando moramos tão longe. Aproveitamos muito ... a mamãe chegou primeiro, passou 2 meses aqui no Norte ... depois veio a irmã e quase pertinho do Natal chegou o papai. Faltou o irmão e a cunhada linda .... Agora todos foram embora, estão de volta à terrinha .... a casa ficou muito vazia .... saudades. E a bailarina? Nossa pequena bailarina está linda. Já completou 7 semanas e está muito sapequinha. Estamos babando muito .... é tão bom ... Estamos descobrindo muita coisa junto com nossa lindoca .. aprendendo muito. Tão bom ser mamãe ... que fofura.
Bom, voltando à minha irmã e ao cunnhado: durante a passagem deles aqui no Norte preparavam esse chá todos os dias. Faz um ano que eles tomam essa combinação perfeita de canela em pau, grãos de mostarda e semente de erva doce .... Assistiram uma reportagem no Globo Rural que falava sobre o chá e adotaram em casa .... Muito suave e que aroma .... a casa fica toda perfumada ... além de ter várias proriedades terapêuticas .... Esse chá é bom demais da conta ... supimpa. Adotamos o chá aqui em casa também .... estamos tomando uma xícara nesse exato momento .....

Preparando o chá
Misture em partes iguais: grão de mostarda, semente de erva-doce e canela em pau. Para facilitar, quebre a canela em pau em pedaços menores com a ajuda de um pilão. Guarde a mistura em um pote ou vidro bem fechadinho. Dura bastante ....
Para 1.250 ml precisamos de 1 colher (sopa) da mistura. Coloquei essa medida pois é a medida que fazemos em casa ... assim guardo na térmica e vamos tomando ao longo da jornada.
Deixe a água ferver. Assim que ferver, desligue o fogo e coloque o chá. Deixe descansar durante 5 minutinhos, coe e sirva.... de preferência sem açúcar. Aqui em casa, na hora de preparar o chá, coloco a mistura numa bolinha para chá (tea infuser) ... assim facilita o serviço.

10 comentários:

ameixa seca disse...

Humm, já estou a imaginar o aroma pela casa :)

Roberta disse...

Fa ,so quem morra longe sabe o quanta falta a familia faz ne? fico feliz por vcs que diviram um momento especial e inesquecivel .
bjim pra linda Balirina .
ahhh eu amo cha ,humm e muito bom tomo todos os dias ,fiquei com vontade de esperimentar ,mais acho que terei dificuldade em encontrar os graos de mostarda .

manjericota disse...

Já anotei a receita, deve ser delicioso :)
Linda a sua bailarina!

Bjos,
Dani

ANa Carolina disse...

Soeur, que bom que vcs estão tomando o chá....bjs, Ana

Marcia disse...

Nada como estar rodeada pela família... Uma vovó em casa ajuda muito, não é? Já anotei a receita do chá. Bjs

Simone Izumi disse...

Ai que delicia!!
vou experimentar, Fá!
Eu estou amando o novo visual do sopa, fazoquíssima...tudo tão lindo com a presença da bailarina!
está light, suave e até chegou a desacelerar o meu coração urbs-insano total...rssss
um super beijo pras divinhas e para o il divo mor!

Penha disse...

Roberta, vc vai encontrar a mostarda em grãos num local que venda condimentos a varejo. Vc mora no RJ?Aqui eu encontrei no Mercadão de Madureira. Hoje vou fazer o chá e experimentar pela primeira vez.

Penha disse...

Penha disse para Roberta
Onde vc mora? Aqui no Rio de Janeiro encontrei a mostarda em grãos no Mercadão de Madureira numa loja de condimentos. Vou experimentar o chazinho milagroso hoje.

Anônimo disse...

vou comprar os engredientes e fazer o cha ando com muita dor no corpo ,se Deus ajudar ficarei bom

tunguinha disse...

oi me chamo Elza ja tomo este chá faz um tempo ele é muito bom mesmo eu tinha dores no joelho e dor lombar fui procura algo que tenha a ver com ervas na internet e achei esta receita tomo todas as noite antes de dormi e de manha no trabalho sem dor no joelho e sem dor lombar eu caminho todos os dias e não me sinto cansada este chá
pra mim é milagroso bjs